segunda-feira, 8 de julho de 2013

Comitiva da Eurocâmara vem ao Brasil para debater Belo Monte. Deputadas da bancada Verde terão encontros com autoridades do Executivo, do MPF, do Judiciário e movimentos sociais.



Uma comitiva de parlamentares da bancada verde da Eurocâmara estará no Brasil nesta semana em busca de informações sobre a usina de Belo Monte. 

As eurodeputadas Ulrike Lunacek (Áustria), Catherine Greze e Eva Joly (França) integram o grupo que passará por Brasília, Belém e Altamira. 

As deputadas serão recebidas pela Embaixada Européia em Brasília e terão encontros com autoridades do governo federal, membros do Legislativo, do Ministério Público, do Judiciário, pesquisadores, organizações não governamentais, movimentos sociais e os construtores da usina.

Desde o início do projeto de Belo Monte, a Bancada dos Verdes no Parlamento Europeu acompanha a controvérsia sobre a barragem. 

“O tamanho, o custo e os efeitos projetados convidam a refletir sobre o modelo energético que queremos para preservar a terra para o futuro”, diz a eurodiputada Ulrike Lunacek.

“Sublinhando que são os brasileiros e brasileiras quem devem decidir sobre o seu futuro, ao mesmo tempo as deputadas não acreditam num falso dilema entre desenvolvimento e proteção dos povos indígenas”, afirma Catherine Grèze. 

Por isso a comitiva vem conversar com os impactados, com pesquisadores, com críticos da obra e quem tem ideias alternativas de como garantir o abastecimento de energia e o respeito dos direitos humanos a um só tempo.

"Além das preocupações com a questão social e ambiental na Amazônia, o interesse de nós, parlamentares, em Belo Monte é reforçado pela participação de várias empresas européias no projeto, seja como fornecedoras de equipamento, seja nos processos de seguro e resseguro, seja como acionistas indiretas da Norte Energia“, diz Eva Joly. 

Entre as empresas da Europa envolvidas no negócio estão a austríaca Andritz, a espanhola Iberdrola, a francesa Alstom e as alemãs Voith Siemens, Munich Re e Allianz.

Em Brasília, neste 8 de julho, as três deputadas terão reuniões com o Ministério de Minas e Energia, Ministério de Relações Exteriores, Ministério do Meio Ambiente e com os embaixadores da Alemanha, Reino Unido, França, Dinamarca, Suécia, Holanda e Portugal. 

E ainda estão agendados encontros com o Conselho Indigenista Missionário, o Instituto Socioambiental, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região e o Ministério Público Federal.

Em Belém, além de reuniões na Justiça Federal e na Universidade Federal do Pará, as eurodeputadas concederão uma entrevista coletiva amanhã (9 de julho), às 14h30, na sede da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos, ao lado do presidente da entidade, Marco Apolo Leão e do procurador da República Ubiratan Cazetta.

O restante da viagem será dedicado à situação em Altamira, onde a hidrelétrica está sendo construída. 

As deputadas têm novas reuniões com o MPF, com o bispo Erwin Krautler e com o Movimento Xingu Vivo. 

Também irão visitar as comunidades afetadas e falar com a Norte Energia S.A, empresa responsável por Belo Monte.


(Fonte: Ascom/Bancada Verde da Eurocâmara, com modificações do blog)

Nenhum comentário: