sexta-feira, 14 de junho de 2013

Direto do Face: Primavera Paulista pode chegar a Belém. Internautas preparam mobilização para domingo, na Praça da República. Protestos devem ocorrer também em Berlim, Paris e Dublin.



No Face (https://www.facebook.com/events/507814239274208/), internautas se mobilizam para reunião no anfiteatro da Praça da República, no próximo domingo, às 16 horas.

A ideia é organizar protestos semelhantes aos que aconteceram, ontem, no Rio e em São Paulo, e se espalham por várias cidades brasileiras, em busca de melhorias no sistema de transportes coletivos.

Em Belém, o alvo será o BRT, como se vê na imagem acima.

Diz o texto do convite para o evento: 

 “O resgate do espaço público é o resgate de uma consciência coletiva de que é o povo que faz o país, e não o país que amestra o povo."
Um onda de protesto se alastra pelo Brasil e o aumento de 20 centavos na passagem de ônibus em SP-RJ-GO-POA ter sido a gota d'água para o país explodir- o QUE JÁ ESTAVA DEMORANDO.
Vivemos em um contexto opressor. A AMAZÔNIA ESTÁ EM CHAMAS! Milhares de obras de 'desenvolvimento' que acabam com qualquer lógica subjetiva de nossas comunidades tradicionais- destruindo seres-mata-vida e memória.
As maiores cidades desse complexo destruidor como Belém, Marabá, Santarém, Altamira- crescem de maneiras desenfreadas, engolidas pelas chacinas do ' Crescimento', que constroi urbanidades e sociabilidades doentias e desumanas.
Os indios continuam Lutando pelos seus direitos- www.ocupacaobelomonte.wordpress.com 
O povo está indo as ruas para dizer FODA-SE A COPA.
E ISSO TUDO É BEM ALÉM DO QUE 20 CENTAVOS!
VIOLENTO É O ESTADO!!!
VIOLENTA É A ESSA MÍDIA CORONEALISTA!
PRECISAMOS DESCOLONIZAR NOSSAS MENTES!
Convocamos a todos que se sentem enganados e indignados, para uma reunião aberta, para discutirmos formas de manifestarmos. Mais que um movimento pelo transporte público, de irmos para as ruas para dialogar e reconstruir nossa política.
Reserve sua tarde para dar início a um movimento da sociedade civil em Belém”. 

No entanto, nos comentários na página do Face ainda há discussão acerca do horário e local dessa manifestação de domingo, tendo em vista que estaria marcado para a Praça da República, nesse mesmo dia, um show do Arraial do Pavulagem. A Perereca vai tentar confirmar o horário da manifestação. 

................ 


Também no Face, via Portal R7, a informação de que brasileiros que vivem na Europa preparam manifestações, em Paris, Berlim e Dublin, em apoio aos protestos que ocorrem no Brasil e contra a violência policial:

Manifestações são organizadas na Europa em apoio aos protestos no Brasil 

Brasileiros que vivem no exterior e estrangeiros que ficaram indignados com a  ação violenta da polícia farão três manifestações na Europa 

Do R7

Duas manifestações em apoio aos protestos realizados no Brasil, contra o aumento da passagem de ônibus, estão sendo organizadas por meio do Facebook em Paris e Berlim. Os dois eventos estão sendo organizados por brasileiros que vivem no exterior e por estrangeiros que ficaram indignados com a  ação violenta da polícia para conter os manifestantes brasileiros.

Na Alemanha, a passeata será realizada no próximo domingo (16), às 18h de Brasília (13h do horário local). De acordo com a página criada no Facebook para convocar os manifestantes, eles irão tomar as ruas para apoiar os protestos que vem acontecendo no Brasil e porque “o povo de São Paulo, Rio e em algumas outras grandes cidades do Brasil tomou as ruas para lutar por uma melhor qualidade de vida e igualdade no país", mas foi "massacrado pela polícia com gás lacrimogêneo, balas de borracha e cavalaria, durante a manifestação pacífica”.

Já na França, o protesto deverá ser realizado no dia 28 de junho, às 22h de Brasília (17h horário local). Na página do Facebook criada para organizar a manifestação, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, foi criticado porque “parabenizou a polícia por disciplinar os manifestantes” e o prefeito Fernando Haddad porque “se recusa a dialogar”.

“Mesmo que tenhamos um oceano de distância, nós, brasileiros no exterior, queremos demonstrar nossa recusa em aceitar a violência militar contra os protestos democráticos no Brasil. Contra a repressão policial, contra a barbárie dos governantes”, postaram os organizadores do evento.

Em Dublin, na Irlanda, "cartazes, bandeiras e instrumentos musicais" serão levados às ruas também no próximo domingo, a partir das 15h de Brasília (13h horário local), de acordo com a página do evento.

Segundo uma das líderes do Movimento Passe Livre (que organizou os protestos em São Paulo), Luiza Mandetta, "pelo menos 105 feridos durante o confronto, 50 na Paulista e 55 na Consolação". Durante o quarto dia de protesto, na última quinta-feira (13), polícia deteve 242 pessoas e ao menos 16 profissionais da imprensa que trabalhavam na cobertura das manifestações ficaram feridos. 
http://noticias.r7.com/internacional/manifestacoes-sao-organizadas-na-europa-em-apoio-aos-protestos-no-brasil-14062013

Nenhum comentário: