quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Moção parabeniza Miguel Chikaoka





O deputado estadual Edmilson Rodrigues (PSOL) apresentou moção de congratulações ao fotógrafo Miguel Chikaoka, que recebeu a comenda “Ordem do Mérito Cultural”, entregue na última terça-feira, 6, pela presidente Dilma Rousseff e a ministra da Cultura, Marta Suplicy, em solenidade no Palácio do Planalto. 
 
Chikaoka é paulista e se estabeleceu em Belém nos anos 80, onde tornou-se destaque nacional na arte-educação ao fundar a Associação Fotoativa, que funciona em casarão da Prefeitura de Belém cedido quando Edmilson ainda era prefeito. 

O fotógrafo sedimentou um modelo distinto de ensino-aprendizagem entrado na reflexão crítica sobre a cultura e a sociedade ocidental, com destaque às experiências do foto-varal e a técnica artesanal de fotografia pinhole. 

Chikaoka foi reconhecido em 2012 no Prêmio Brasil de Fotografia. 

O nome dele foi selecionado por uma comissão técnica da Ordem do Mérito Cultural, que apreciou 496 propostas à Ordem do Mérito Cultural, mas contemplou apenas 41. Ele recebeu a comenda no grau “Cavaleiro” ao lado da escritora Martha Medeiros e da atriz e apresentadora Regina Casé.

(Fonte: blog do deputado Edmilson Rodrigues)

Mais informações: http://goo.gl/KzsPL

Nenhum comentário: