sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Demografia paraense será tema de seminário no Idesp


No próximo dia 28, o Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp) realiza mais uma edição da série de seminários “Diálogos sobre desenvolvimento”. 

 

O tema central deste mês será “Tendências demográficas do estado do Pará”, a partir do qual serão discutidas as dinâmicas demográficas dos municípios paraenses sistematizadas no projeto do instituto “Série evolutiva por sexo e faixa etária da população dos municípios paraenses”.

 

O geógrafo e coordenador do projeto, Otávio do Canto, apresentará a série histórica de pirâmides populacionais construídas a partir dos Censos de 1960, 1970, 1980, 1991, 2000 e 2010, que pode ser usada como subsídio para análises e estudos sobre crescimento populacional e qualidade de vida.

 

Canto explica que, assim como no restante do país, nos municípios paraenses, “pode-se observar uma tendência ao amadurecimento populacional, principalmente da fase jovem para adulto, mudando o formato das pirâmides etárias”.

 

Para debater sobre essa dinâmica e suas consequências, principalmente em relação ao mercado de trabalho, previdência e demandas por serviços básicos de saúde, educação e habitação, participarão da programação do evento Utan Lima, do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev) e Maria Denise Ribeiro Bacelar, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

As pirâmides demográficas relativas aos censos de 1991 e 2000 podem ser observadas no site do Idesp. 

 

As demais serão apresentadas no dia do evento juntamente com o lançamento da série completa. 

 

As inscrições para o seminário são gratuitas e podem ser feitas através da página do Instituto www.idesp.pa.gov.br

 

(Fonte: Fernanda Graim/Idesp)

Nenhum comentário: