quinta-feira, 17 de maio de 2012

Na República de Itararé, uma vergonhosa pizza suprapartidária, para a grande confraria de Carlinhos Cachoeira: contraventor, Delta Construções, governadores e outros políticos serão “poupados” nas investigações da CPMI de Cachoeira, informa a Folha de São Paulo.

Carlinhos Cachoeira: poderosos tentáculos podem abalar a República de Itararé de Norte a Sul



Do site da Folha de São Paulo:
 
“17/05/2012 - 13h58
CPI do Cachoeira poupa Delta, governadores e políticos de investigação

JOSÉ ERNESTO CREDENDIO
ANDREZA MATAIS
BRASÍLIA

A CPI do Cachoeira livrou, nesta quinta-feira (17), governadores e parlamentares da quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico e de serem convocados a explicar suas relações com o empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.

A empreiteira Delta, apontada pela Polícia Federal como braço financeiro do esquema, também não terá seus sigilos quebrados nacionalmente, "por falta de indícios", no entendimento da maioria da comissão. A CPI livrou ainda da investigação o presidente licenciado da empreiteira, Fernando Cavendish.

Os deputados e senadores aprovaram apenas a quebra do sigilo da empresa Delta na região Centro-Oeste, além dos sigilos de pessoas sem foro privilegiado que assessoravam Cachoeira e já foram investigadas pela Polícia Federal, conforme antecipou a Folha na edição de hoje.

A votação foi orquestrada pelo PT e PMDB, que comandam a CPI, e contou com ajuda da oposição. O relator, deputado Odair Cunha (PT-MG), sequer colocou em votação os requerimentos acerca dos governadores e da Delta nacionalmente. Esses requerimentos só devem constar na pauta da CPI no dia 5 de junho. 

O deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) e Fernando Franceschini (PSDB-PR), da oposição, apoiaram a proposta de adiar a discussão.

"Nós não vamos fazer devassa", afirmou o deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP). "A generalização cheira a devassa", complementou o deputado Paulo Teixeira (PT-SP).

PIZZA

Conforme a Folha antecipou na edição de hoje, foi feito um acordão entre caciques do PT, PMDB e PSDB para poupar os governadores Marconi Perillo (PSDB-GO), Agnelo Queiroz (PT-DF) e Sérgio Cabral (PMDB-RJ). No pacote dos governistas entrou ainda a preservação da Delta nacionalmente, que tem obras com o governo federal.

"Reuniu-se um grupo numa sala e decidiram quem vai morrer. O Rio de Janeiro está enterrado até a alma. O que vamos dizer?", afirmou a senadora Kátia Abreu (PSD-TO). "Na minha opinião, estamos convocando os bagrinhos da história. Os importantes estão de fora", complementou.

"Dá impressão de estarem selecionando alvos por orientação política partidária", criticou o senador Álvaro Dias (PSDB-PR). "É um mal começo desta CPI", disse o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), um dos poucos a insistir na convocação dos governadores. "Estamos amarelando", afirmou o senador Pedro Taques (PDT-MT).

DELTA

O que provocou maior polêmica foi a decisão do comando da CPI de não quebrar os sigilos da Delta em todo o país. O relator e parlamentares do PT e PMDB afirmaram que não existem indícios contra a atuação da empresa em todo o país, o que gerou protestos.

"Estamos passando vergonha aqui. A Delta recebeu mais de R$ 4 bilhões do governo federal e não vamos quebrar o sigilo da empresa? Como vamos explicar isso ao Brasil?", afirmou o deputado Fernando Francischini (PSDB-PR).

"É a CPI do conta-gotas. O dinheiro do Centro-Oeste vai para a central da empresa", afirmou o líder do PPS, deputado Rubens Bueno (PR). "Em relação à Delta não existem apenas indícios, existem provas", disse o senador Álvaro Dias, em referência há vários diálogos interceptados pela PF que citam a empresa. 

Apesar das críticas, a oposição ajudou a aprovar o requerimento de quebra do sigilo apenas da Delta Centro Oeste.

ACORDÃO

O relator e deputados do PT e PMDB se esforçaram para negar um acordão para poupar alguns das investigações. "Não vamos resumir nossos trabalhos em apenas uma reunião", disse Odair Cunha. "Eu não participei de acordão nenhum. Temos que ter serenidade", disse o deputado Paulo Teixeira (PT-SP).

 "Vossa excelência não consegue convencer a uma criança de três anos que essa Delta não tem que ter seu sigilo aberto em todo país", rebateu o deputado Silvio Costa (PTB-AL), em resposta ao relator.

A votação desta quinta-feira praticamente sepulta a CPI. As investigações devem ficar restritas ao que já foi apurado pela Polícia Federal sobre os membros do grupo de Cachoeira sem avançar para os pontos não apurados pela PF, até o momento, por envolverem políticos, que têm direito ao foro privilegiado. 

A PF também não investigou a Delta porque seu trabalho era voltado para Cachoeira”.

O link está aqui:
http://www1.folha.uol.com.br/poder/1091746-cpi-do-cachoeira-poupa-delta-governadores-e-politicos-de-investigacao.shtml

........

Atualizado às 16h10:

E vejam só: a República de Itararé já tem até uma nova moeda. Só falta a pitoresca posse do novo presidente: diretamente na penitenciária da Papuda!... A boa notícia é que assim a gente poupa tempo...


 

3 comentários:

Joaquim Caldas disse...

É perereca,é por causa dessas que as vezes da vergonha de ser honesto nesse país,más não podemos dexistir e nos desestimular,é sim acreditarmos em nos mesmos,em nossa honestidade ,para não nós igualarmos a esses corruptos do Brasil...Más as vezes que da vergonha de ser honesto...ha isso da.

Anônimo disse...

Aqui no Pará essa nota circula em todas as instituições. Cambada de ladrões.

Anônimo disse...

Pronto. A primeira rodada e Pizza foi oferecida já fatiada para os otários que acreditaram nesta CPI. É vergonhosa a atuação desta turma. Acho que vou embora para Passárgada. Lá eu sou amiga do rei.