quinta-feira, 8 de março de 2012

Em Altamira, senadores acompanham andamento das obras de Belo Monte


A Subcomissão de Acompanhamento das Obras de Belo Monte, do Senado Federal, realiza nesta quinta-feira (08), às 16 horas, no Centro de Convenções de Altamira, uma audiência com diversas autoridades para tratar de questões referentes à construção da Usina Hidrelétrica.

A comitiva contará com presença do presidente da Subcomissão, Senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), do relator Senador Delcídio Amaral (PT-MS), do Senador Ivo Cassol (PP-RO), que é vice-presidente da subcomissão e do Senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP). 

Além da comitiva de senadores, vão participar da audiência prefeitos da região; os secretários de Estado: Sérgio Leão (de Infraestrutura e Logística para o Desenvolvimento Sustentável), Sidney Rosa (de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção) e Nicias Ribeiro (Secretário Extraordinário de Estado para Assuntos de Energia). Outros órgãos do Governo do Estado também estarão representados.

O Governo Federal confirmou presença, através do Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu, do Ministério da Casa Civil e da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária). Na reunião, também participará o presidente do Consórcio Norte Energia, Carlos Nascimento, representantes do Ministério Público Federal e Estadual, entre outros.

 Na sexta-feira, a comitiva irá realizar visita ao canteiro de obras e áreas próximas da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, a partir das nove horas. Além de verificar o andamento das obras de compensação dos impactos ambientais e sociais, a comitiva irá receber informações do atual estágio de construção da usina.

Outros temas serão abordados, como o transporte na região, sobretudo aéreo, uma vez que são constantes as críticas de que existem poucos voos, sempre lotados e do alto preço das passagens aéreas. Também terão espaço no debate as prefeituras de municípios da região, relatando os desafios enfrentados pelas administrações municipais com o projeto.

Lista de autoridades confirmadas para a audiência:

Senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) – Presidente da Subcomissão de Belo Monte
Senador Ivo Cassol (PP-RO) – Vice-presidente da Subcomissão de Belo Monte
Senador Delcídio Amaral (PT-MS) – Relator da Subcomissão de Belo Monte
Senador Aloysio Nunes Ferreira – (PSDB-SP) – Membro titular da Subcomissão
Prefeita de Altamira - Odileida Sampaio
Prefeito de Vitória do Xingu - Erivando Oliveira
Prefeito de Uruará – Eraldo Pimenta (Presidente do Consórcio Belo Monte dos Municípios do Entorno)
Secretário Extraordinário para Assuntos de Energia do Estado do Pará – Nicias Ribeiro
Secretário Especial de Infra-Estrutura e Logística do Estado do Pará – Sérgio Leão
Secretário Especial de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção do Estado do Pará - Sidney Rosa
Secretaria de Saúde do Estado do Pará - Representada por Romel Luiz Cafezaks (Diretor do 10º Centro Regional de Saúde – Altamira).
Casa Civil do Governo Federal - Coordenador do Comitê Gestor do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu/PDRS - Johaness Eck
Representante da Infraero - Rui Amorim Reis
Diretor-Presidente do Consórcio Norte Energia - Carlos Nascimento
Diretor Socioambiental do Consórcio Norte Energia - Antônio Raimundo Coimbra
Coordenador Geral do Fort Xingu - Valdir Narzetti e Vilmar José Soares
Representante da FIEPA - Renato Mengoni Junior, Presidente do Sindicato da Indústria de Madeira do Baixo Xingu
Ministério Público Federal – Procuradores da República - Cláudio Terre do Amaral e Bruno Alexandre Gütschow
Ministério Público do Estado - Procuradora de Justiça, Cláudia Vitorino

(Fonte: Daniel Nardin/Assessoria de Comunicação do senador Flexa Ribeiro)

2 comentários:

Anônimo disse...

Perereca mana desculpa se eu tiver errada,mas cadê os movimentos sociais neste encontro? Pelo que vi o Secretario tucano de alta plumagem chamou todos para uma festa só não convidou os donos da casa os índios e a população que será atingida com Belo monstro. E esse Nicias ribeiro esse cara não larga o osso egua do cara agora aliado ao secretario tucano de alta plumagem vamos nos ferrar qualquer dia o Para tá todo vendido e o Jatene não sabe, pois o tucano de alta plumagem é muito esperto, bom de negocios que beneficiem ele , agüenta meu povo paraense!

Anônimo disse...

Armaram um circo e fizeram a festa.o senhor nicias Ribeiro ja em plena campanha eleitoral e o presidente da Norte Energia que muito a vontade chama a prefeita Odilerda de "NOSSA PREFEITA" quer mais o que?Dengue,Malaria,Urubus, e muito lixo nas ruas.