quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Arquivo Público do Pará é convidado para exposição no Arquivo Nacional

O Arquivo Público do Estado do Pará (Apep), juntamente com outras instituições arquivísticas do Brasil, foi convidado pelo Arquivo Nacional a participar da exposição itinerante “Memória do Mundo”. O evento, de natureza educativa, ocorrerá entre os dias 12 de setembro e 31 de dezembro de 2012 na sede do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro.

A exposição celebra os cinco anos de atuação do Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da Unesco. Este programa foi implementado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura com o objetivo de reconhecer acervos documentais de grande importância para a história da humanidade, além de preservar e facilitar o acesso destes por estudantes, pesquisadores e o público em geral. Em seus 20 anos de existência, o programa nominou centenas de instituições no mundo todo com o selo “Memória do Mundo”, sendo 46 delas no Brasil. Desde 2010, o Arquivo Público do Estado do Pará é uma dessas instituições.


A exposição reunirá aproximadamente 400 imagens de acervos iconográficos do Brasil e do exterior, organizados em 11 módulos que abordam temas como escravidão, repressão política e censura, política indigenista, entre outros. Na exposição, o Arquivo Público do Estado do Pará foi convidado para o módulo “Evolução urbana, arquitetura e urbanismo” expondo imagens do acervo de iconografias do período colonial (1649-1823) que estão sob custódia do seu próprio acervo no setor de iconografia da Instituição.


(Fonte: Jose Pacheco/Secult/Secom)

Nenhum comentário: