quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Ana e a blogosfera




O PT sempre teve enorme dificuldade em lidar com a informação.


Não apenas com a crítica, com a veiculação daquilo que lhe desagrada.


Mas, até mesmo em saber o que é positivo divulgar.


Tudo por causa da visão autoritária de boa parte do partido acerca da informação.


Como se ela só pudesse ser corretamente interpretada por alguns.


Melhor dizendo: como se a interpretação de uma notícia ou de uma informação só pudesse acontecer a partir de um ponto de vista – no caso, o ponto de vista de interesse partidário.


Essa incapacidade sempre foi um paradoxo na história de um partido que nasceu dos movimentos sociais.


E que conseguiu se firmar, até por isso mesmo, como o mais democrático entre os partidos brasileiros.


Assim, é de se saudar o mergulho radical dos governantes petistas na blogosfera, o mais amplo espaço democrático que a Humanidade já concebeu.


No ano passado, foi o presidente Luís Inácio Lula da Silva.


Agora, a governadora do Pará, Ana Júlia Carepa.


Há, porém, enorme diferença qualitativa entre o blog de Lula e o de Ana Júlia.


O de Lula não permite comentários – ou seja, derrapa naquilo que é a própria essência da blogosfera: a participação ativa do leitor.


Já o de Ana Júlia interage com os comentaristas de uma forma que deixa esta Perereca morrendo de vergonha...


Quer dizer: enquanto o blog de Lula representa, na verdade, um monólogo, o de Ana Júlia abre, de fato, uma arena de debates com a massa crítica que faz a blogosfera – blogueiros e, especialmente, leitores.


Parabéns, portanto, à governadora e à equipe que realiza seu blog, à qual eu daria apenas uma sugestão: a habilitação de uma caixinha para os comentários.


De resto, o blog da minha xará está muito bom: tem um template limpo e branco, a facilitar a leitura, e utiliza recursos que o tornam mais atraente e dinâmico, como é o caso do YouTube.


Mas o principal é que demonstra a vontade e a coragem de dialogar com essa “raça” complicadíssima: os formadores de opinião.


É uma excelente notícia para a sociedade paraense: essa nova postura dos governantes e esse avanço democrático do PT.


E mais um poderoso indicador da revolução que a blogosfera está a desenhar, lentamente, neste Pará e neste Brasil.


Resta desejar que essa postura mais democrática contamine a totalidade do governo e do PT.


Talvez até ajudando a que os companheiros desse partido, de história e objetivo admiráveis, compreendam que a crítica não significa, necessariamente, inimizade. Pelo contrário: é um elemento estratégico para o avanço da Democracia e para o controle do Estado.


Talvez até ajudando a que o PT consiga dialogar e conviver de forma mais democrática com os demais partidos, ao compreender que nenhum de nós, humanos, possui o dom da infabilidade.


Torço para que ao blog da minha xará se junte a reativação do Portal da Transparência, da Auditoria Geral do Estado (AGE), que era um dos melhores do Brasil, ao transformar cada cidadão num fiscal em potencial da boa gestão dos recursos públicos.


Torço para que ao blog da minha xará se junte a ampla divulgação das informações acerca da Segurança Pública e da Saúde e de todos os demais setores da administração.


Quer dizer: torço para que a vivência da mandatária paraense nesta grande Ágora que é a blogosfera faça com que ela e a totalidade dos petistas e do governo compreendam, enfim, que os cidadãos temos, sim, o direito inalienável de saber.


E que a sociedade não é inimiga, mas parceira por excelência de tucanos e petistas, na transformação deste nosso amado Pará.


A Perereca também agradece o link colocado no blog da minha xará.


O endereço do blog dela é o
http://www.anajuliacarepa13.blogspot.com


Dêem uma passada por lá.




PS: Minha crítica à dificuldade dos petistas em lidar com a informação também se aplica aos tucanos. Só eu sei o que já penei nas mãos de ambos, como repórter investigativa...


Nenhum comentário: